segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TRISKLE CELTA


O triskle é uma uma estrela de três pontas, você podem encontrar vários significados atribuídos ao símbolo celta isso acontece porque o triskle foi passado por muitas décadas e muitos utilizaram para seu significado próprio. Este importante símbolo, também conhecido como:

triskele, triskelion ou tryfot
é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. O Triskelion é muito encontrado na Arte Celta desde 1.800 Anos antes de Cristo. ser representado como uma Estrela de 3 Pontas que são geralmente curvas, dando a ideia de Movimento.

Para explicar o verdadeiro significado posso começar dizendo porque do numero três (3):

Primeiro - quando se observa este símbolo, somos tomados com o conceito de movimento. Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) estão posicionados de tal maneira, de modo a tornar o símbolo aparecendo como se estivesse em constante movimento para a frente.Isto não é acidental, sentimento de movimento, neste símbolo, representa:

· ação
· ciclos
· progresso
· revolução
· concorrência
· avançar

Em segundo lugar - as três saliências (pernas, ângulos, ramos, etc) são de significativa importância simbólica. No entanto, dependendo da época, região, cultura, histórias mitológicas, etc.As diversas representações dos três saliências encontradas na Triskelion são:

1. Espírito, Mente , Corpo
2. Pai, Filho, Espírito Santo
3. Mãe, Pai, Filho
4. Passado, Presente, Futuro
5. Poder, Intelecto, Amor
6. Criador, Destruidor, Sustentador
7. Criação, Preservação, Destruição


Para o povo celta o numero três era considerado sagrado reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de:

1º Submundo,

Mundo do Meio

3º Mundo Superior



Também a uma representação dos réis celtas, a palavra “rei” no sentido celta é bem diferente da visão moderna que conhecemos e que caracteriza os réis no imaginários populares de nossos dias. O rei celta deveria ter o controle da "física, mente e espiritualmente integro", pois de seu casamento simbólico com a Soberania do Reino dependia a prosperidade da terra e de seu povo. Os réis celtas costumavam ser escolhidos não por sua linhagem, mas por seu valor e sabedoria – o que não impedia o estabelecimento de famílias reais que deram origens à visão da liderança dos clãs. A própria palavra ‘clã’ vem do irlandês clann, literalmente, ‘família’ – não a família nuclear que conhecemos, mas a família estendida, a tribo.


O Triskelion é muito encontrado na Arte Celta desde 1.800 Anos antes de Cristo. ser representado como uma Estrela de 3 Pontas que são geralmente curvas, dando a ideia de Movimento. Também pode ser representado por 3 Espirais Concêntricas. O Número 3 dentro da Magia Celta e na Magia Natural de hoje é considerado um Número Poderosíssimo e sempre esteve presente na Magia Celta. Sua Entidade Maior, a Grande Deusa em sua Tríplice Manifestação (Donzela, Mãe e Anciã), também ali estava presente em toda a Manifestação da Vida, a começar pelas Estações do Ano, cuja divisão Primitiva era Primavera, Verão e Inverno. Triskelion é ainda um Símbolo que pode ser usado como Ornamento, emoldurando outro enfeite qualquer, pois é antes de tudo um Símbolo de Proteção.


Um Brinco com 3 Pedras em Ramos de Flores é uma nítida Alusão ao Símbolo de Proteção Triskelion, Triskele ou Triskle. Agora que você já conheceu um pouco deste Mágico e Benéfico Símbolo de Poder do Antigo Povo Celta, comece a observar melhor as Bijouterias e/ou Jóias com mais atenção. De certo, começará a reconhecer Símbolos Mágicos de Proteção e Poder em cada uma destas Peças, que normalmente são reconhecíveis somente por Estudantes e/ou Praticantes de Magia Benéficas e até mesmo por determinados e experientes Ourives.


O número três, é sagrado para os celtas, para eles é a simbolização do Céu, da Terra e do Mar – elementos que compunham todo o mundo – e por sua vez formavam os três reinos celtas, que eram vistos da seguinte forma:

- O Céu que está sobre nossa cabeça, ele nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam o solo.

- A Terra que está sob nossos pés, ela nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer, são as raízes fortes das árvores.

- O Mar é a água que está em nós, representa o Portal para o Outro Mundo, ela sacia a sede e nos dá a vida, sem a água tudo perece e morre.






Este símbolo também pode traduzir um fundamento diferente dependendo do sentido que seus espirais giram.As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções e o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior. Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Esses movimentos podem ser observados no sentido horário ou anti-horário. As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e a atracão. Enquanto que as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e a transmutação de energias, assim como a proteção.


Em suma, o símbolo Triskelion celta e significa prende-se com a concorrência do homem a progredir.O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem como três pernas correndo.O Triskelion (também designado por triskele, triquetra ou fylfot) Celtic símbolo significado detém dois grandes componentes ou níveis de simbolismo.

Como você pode ver, o significado do símbolo celta Triskelion é muito maior do que apenas "três pernas. Quando se combinam as variáveis listadas aqui com o conceito de movimento e de evolução e iluminação, nós identificamos que o significado do símbolo celta Triskelion tem conotação muito mais ampla.Em suma, a soma dos significados deste símbolo celta é:· crescimento pessoal
· desenvolvimento humano
· espiritual expansão

Nenhum comentário:

Postagens populares